Os super alimentos entraram na minha vida


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pois é, a minha vida tem agora 4 novos "amores". Não, não morro de amores, mas ajudam-me no meu dia-a-dia e na minha saude! Como sabem, tenho colesterol alto, e tenho de ter muito cuidado, caso contrário fico como alguns dos meus familiares que têm de tomar medicação. Vamos lá aos super alimentos!

Bagas de Gongi
As bagas goji são usadas na medicina tradicional chinesa há mais de 5000 anos e as suas propriedades comprovam a sua admirável capacidade e interesse alimentar. Estas bagas são uma excelente fonte de carotenoides e anticianinas, para além sua composição vitamínica (de onde se destacam as vitaminas B1, B2, B2, B6 e E). É a sua riqueza em antioxidantes que lhe confere o seu efeito de anti-envelhicimento celular, de fortalecimento do sistema imunitário, e o seu papel preventivo na saúde cardiovascular, cerebral e neurológica. Estas bagas possuem ainda todos os 8 aminoácidos essenciais de entre uma totalidade de 18 aminoácidos existentes na sua composição e ainda polissacarídeos que reforçam a flora intestinal e a imunidade. As bagas goji de origem biológica encontram-se disponíveis numa versão desidratada. Podem ser consumidas como passas ou, por exemplo, adicionadas a iogurtes, saladas, cereais de pequeno-almoço, sumos e batidos ou como snack. Comam entre 10 a 15 bagas, cinco a seis vezes por semana e prefiram sempre as de origem biológica.
Quinoa
A quinoa é considerada, por muitos investigadores, um dos alimentos mais completos. Nomeadamente no que diz respeito ao seu balanço ideal de proteínas, comparativamente com qualquer outro grão. É isenta de glúten e contém doses consideráveis de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 e de vitaminas A, C e E, com uma forte e importante ação antioxidante. A sua preparação é muito simples, tal como o arroz, basta cozer para uma medida de quinoa, duas de água e deixar cozinhar. Podem consumi-la quente ou fria. Devem comer 4 colheres de sopa entre três a quatro vezes por semana, cozida, a acompanhar carne ou peixe. Também a podem ingerir misturada nas saladas, com outros vegetais ou em sopas e risotos.
Aveia
É um cereal com muitas fibras solúveis e insolúveis, que promovem o bom funcionamento intestinal e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. É também um excelente aliado na perda de peso, devido ao seu índice glicémico moderado que ajuda a estabilizar os níveis de glicémia e insulina. As famosas papas de aveia cozidas em água com casca de limão, canela e um pouco de mel são o pequeno-almoço ideal. Também podem adicioná-la ao iogurte ou batidos. Comam entre três a quatro vezes por semana.

Sementes de Chia
As sementes de chia são consideradas uma das melhores fontes de ácidos gordos, ómega 3 e 6, essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos. São ainda ricas em antioxidantes, em aminoácidos essenciais e em minerais como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio, magnésio. Este extenso conjunto de propriedades da semente de chia contribui para a saúde do nosso organismo, no que respeita a redução do colesterol sanguíneo, no controle da glicemia, formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e na melhoria geral da imunidade do organismo, mantendo paralelamente o bom funcionamento da flora intestinal e auxiliando o processo de eliminação (desintoxicação) do organismo. As sementes de chia têm ainda a capacidade de absorverem 8 a 12 vezes o seu peso em água quando hidratadas. A água retida nas sementes sob a forma de gel hidrata o organismo ao longo do dia, contributo indispensável para um funcionamento celular perfeito, sendo benéfico para os intestinos e também para a sensação de saciedade. São, por este motivo, indicadas para quem deseja perder peso de forma saudável, sem grandes sacrifícios. Devido à sua versatilidade, ficam saborosas com qualquer alimento da vossa eleição. Podem misturá-las, inteiras, moídas ou em gel, em batidos, cereais, iogurtes, saladas de fruta e sopa. A dosagem diária recomendada é de 2 colheres de sopa (cerca de 15 gramas).

2 comentários: