Poros dilatados? Tudo o que precisam de saber!


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Os poros tem uma importante função na fisiologia da pele. 

São uma abertura da pele para eliminar a exceção das seguintes glândulas: apocrina (suor e secreções hormonais) écrina (suor) e sebácea (secreção sebácea).

O tamanho dos poros pode depender de vários fatores, incluindo  o tipo e tom de pele.

Peles mais claras e peles secas tendem a ter poros menores.
Peles mais escuras e oleosas tendem a ter poros mais visíveis. 

As causas mais comuns da dilatação dos poros é o envelhecimento e a exposição solar. Outra causa é a intensa atividade das glândulas sebáceas produz excesso de sebo que é eliminado pelos poros, levando à sua dilatação. Portanto o excesso de produção de sebo, o toque frequente no rosto com as mãos e o espremer espinhas e pontos negros, pode levar à dilatação dos poros. Outro fator é a desidratação da pele, que poderá levar ao achatamento das células aumentando o espaçamento entre as células levando à abertura dos poros. 


 Os poros são canais na pele por onde são expelidas as secreções glandulares e o pêlo. A glândula sebácea e o pêlo partilham o mesmo poro e quanto maior for o pêlo menor a glândula sebácea. Por esta razão é que as áreas sebáceas estão naturalmente localizadas na Zona-T, uma zona com pêlos menores tendendo a secreção de sebo ser maior. 

A qualidade do sebo, a hidratação da pele, e o estado do estrato córneo poderá levar à obstrução dos poros. O sebo no interior do poro oxida quando exposto ao ar aparecendo os pontos negros. 

Um cuidado diário da pele é essencial para a redução do tamanho dos poros. Limpar e purificar a pele, remove o excesso de óleo e os detritos celulares que se acumulam nos poros. Aplicar um hidratante leve, irá hidratar a pele e melhorar a qualidade do sebo. Por fim, uma esfoliação semanal é ideal para alisar o grão da pele, remover as células mortas da camada córnea e para promover uma limpeza mais profunda.

Sem comentários:

Enviar um comentário