Sobremesa Dia dos Namorados - Petit gâteau de chocolate


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hoje trago-vos uma receita que de saudável não tem nada, mas faz tãooo bem à alma! Agora a maioria das pessoas vai a restaurantes no Dia dos Namorados, mas se não marcar com antecedência adeus jantar romântico. Por isso, para quem vai fazer o seu jantar em casa deixo-vos uma receita deliciosa (Petit gâteau de chocolate) para adoçar a noite.


Ingredientes (para 4 pessoas)

1/2 caneca (115 g) de manteiga
100 g de chocolate meio amargo
2 ovos
2 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de farinha de trigo

Modo de preparação
Preparação:20mins  ›  Cozimento: 8mins   

1. Preaquece o forno a 230° C. Unta e polvilha 4 ramequins.
2. Cobre o fundo de uma panela com um pouco de água e leva ao fogo. Assim que a água começar a formar bolhas pequenas nas laterais da panela, encaixa uma tigela de vidro ou alumínio por cima (a tigela deve ter um diâmetro um pouco maior de que o da panela para que se encaixe perfeitamente, vedando o vapor). Coloca o chocolate e a manteiga dentro da tigela para derreter, tomando cuidado para não deixar a água ferver. Retira do fogão quando o chocolate estiver quase todo derretido.
3. Com uma batedeira, bate os ovos, as gemas e o açúcar até obter um creme espesso e de cor clara. Separadamente, bate o chocolate e manteiga derretidos.
4. Enquanto batem o creme com os ovos, adicionem lentamente o chocolate. Depois do chocolate ter sido adicionado, acrescenta a farinha e bate rapidamente a massa somente até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
5. Põe a massa nos 4 ramekins e assa-os durante 6 a 7 minutos. O centro dos bolos ainda vai estar um pouco mole. Tira os ramekins do forno e deixa esfriar uns 15 segundos sobre uma travessa. Em seguida, desenforma e serve imediatamente. Se quiseres, serve o petit gâteau com chantili ou gelado.






Sem comentários:

Enviar um comentário