ModaLisboa - Vergonhoso!


domingo, 12 de outubro de 2014



Antes de começar a comentar e a contar como foi a ModaLisboa tenho de falar sobre a “organização” da mesma. Isto porque este ano foi sem dúvida a pior a que eu já assisti!
Para vos ser sincera nem sei por onde começar…

Primeiro ponto: alguém me sabe explicar porque é que realizaram a ModaLisboa ao mesmo tempo que o “In Beauty”? Ou vice-versa? É difícil comparecer em todo o lado ao mesmo tempo.

Segundo ponto: a organização tem de realizar uma escolha: ou convida poucas pessoas ou muda de espaço. A ModaLisboa acontece no Pátio da Galé, um espaço sem dúvida, pequeno para tantas pessoas que acolhe! Não era mau pensado escolher outro sítio, como o Meo Arena, pois as pessoas andam em lata de sardinha e é muito difícil organizar tudo à volta deste evento.

Terceiro ponto: onde estava a ventilação? Estava tanto calor que as pessoas estavam a transpirar imenso! Tudo se abanava com leques, estava um inferno…

Quarto ponto: pontualidade e informações onde andam?! Pois é… Este ano os desfiles a que assisti estiveram todos atrasados entre 30 minutos a 1h. Como é possível um atraso tão grande?! Provavelmente serão necessárias mais salas para tudo estar organizado certo? Chegamos à informação. Ninguém da organização sabia responder a qualquer coisa que fosse sobre os desfiles. Eu cheguei a estar à espera na fila, sim porque existiam filas enormes e mais do que uma fila, para entrar no desfile supostamente às 20h, onde só se realizou às 21h, e as pessoas que iam assistir ao desfile das 21h não sabiam de nada e lá estavam elas à espera na fila. Não existia em sítio nenhum ninguém que informasse os atrasos, ninguém que dissesse os desfiles que estavam a decorrer, nada! Muitas desistiram, todas disseram mal da organização e nada. Simplesmente nada.

Quinto ponto: chegamos à derradeira vergonha! Sim, VERGONHA!! Como sabem a ModaLisboa é um espetáculo privado, onde só pode entrar quem tem convite. Como tal, entrei em contacto com alguns criadores, pela sugestão da própria ModaLisboa, que me enviaram uma pass para registar o meu pedido e este ser aprovado. Depois de ser aprovado enviaram-me um e-mail com a seguinte informação:

“Caro(a) sofia pereira,

Anexado ao presente email encontrará um PDF, ou convite electrónico, que servirá para obter o ticket de acesso ao desfile, mediante leitura do seu código de barras nos nossos quiosques”.

Sendo assim, chegamos ao Paços do Concelho e introduzimos esse convite eletrónico e dão-nos o ticket de “acesso ao desfile”. Até aqui “tudo bem”.
Eram 22h e lá estava eu à espera para assistir ao desfile de Carlos Gil. As pessoas começaram a fazer filas enormes e lá estávamos nós. Eram 23h e nada! De repente alguns membros da organização começaram a levar pessoas para dentro do espaço onde ia decorrer o desfile. Ninguém compreendia porque é que estas pessoas estavam a passar à frente das restantes, pois tinham convites iguais aos nossos. Até que decidi perguntar quando iria começar o desfile e porque é que essas pessoas estavam a entrar à nossa frente. Então o rapaz disse-me que estas pessoas tinham um convite diferente, “para outra sala” e que o desfile estava muito atrasado. Eu respondi-lhe que vi pessoas exatamente com o mesmo bilhete que nós que estávamos na fila. Ao qual ele me encolheu os ombros e continuo, dizendo-me que tinha de aguardar. Entre as 23h10 e as 23h20 começou o desfile de Carlos Gil, observámos pelas televisões, e mais de 100 pessoas continuavam na fila à espera e sem informações. Como é lógico as pessoas começaram a perguntar o que se passava aos membros da organização e estes começaram a responder que não podia entrar mais ninguém porque estava cheio. Ok, cheio?! Como estava cheio?! Existe um limite de convidados sim, e a ModaLisboa não deveria controlar isso?! Porque dão tantos bilhetes se sabem que o espaço não aguenta tantas pessoas?! Resumidamente, pessoas com o meu bilhete, convidados especiais, tudo ficou cá fora. Praticamente 2h à espera e nem vimos o desfile!

Se já me conhecem minimamente sabem que não sou de ficar de braços cruzados. Procurei imediatamente alguém que me pudesse ajudar, mas mais uma vez todos estavam ocupados, até que encontrei o rapaz que tinha falado anteriormente. De imediato lhe disse: “lembra-se de mim certo?”. Se houvesse um buraco ele estaria lá escondido! Passou-me a explicar que o estilista Carlos Gil era novo na ModaLisboa e que este tinha dado muitos convites, ao qual passaram o limite. Pareceu-me de imediato que era uma desculpa muito esfarrapada! E a ModaLisboa não deveria ter controlado isso? Não era obrigação da mesma organizar tudo isto para que algo deste género não acontecesse? Tarde de mais. Posteriormente perguntei-lhe porque tinha então convite se depois não entro?  Assim ter ou não ter era igual. Ao qual me respondeu que o que tinha não garantia a entrada no desfile. Está a brincar certo?! Em cima diz que enviaram um convite e eu tenho-o na mão e agora este "senhor" diz-me que não é nada?! De seguida perguntei-lhe qual foi o critério de seleção para a entrada no desfile. Este diz-me que tinha sido a esposa do criador que tinha saído para o átrio e que nesse mesmo instante esta tinha decidido quem entrava e quem não entrava. Hm…és magra não entras, és loira nem pensar…foi assim?! Como é óbvio disse-lhe que foi uma vergonha o que se passou, compreendia que o mesmo não tinha a culpa do sucedido, mas alguém tinha de arrecadar com as responsabilidades! Perguntei-lhe onde podia fazer uma reclamação e este diz-me que não iria resolver nada e não sabia onde a poderia fazer.

Conseguem imaginar como saí de lá? Acreditem que não conseguem! Maior vergonha, pior fracasso! Ao menos admitiam o erro e tentavam resolver este problema de alguma forma, mas não. A culpa é do criador. Pois bem, eu calada é que não vou ficar e como é óbvio vou mandar toda esta “história” para as pessoas da ModaLisboa, assim como para o estilista e a Showpress.

Agora dêem-me a vossa opinião…Estavam à espera disto? Como iremos alguma vez vingar em algo? Assim é impossível!

Posto isto, apenas irei comentar os desfiles para os quais fui convidada:

- Alexandra Moura
- Christophe Sauvat
- Ricardo Andrez
- Cia.Marítima
- Luís Carvalho
- Carlos Gil?? Ainda não sei…
- Pedro Pedro
- Saymyname.

2 comentários:

  1. Num fui a isto mas sempre tive curiosidade e agora que tenho um blog ainda mais, mas claro que sendo amadora nisto nem convites arranjo, Lendo isto perdi um pouco a vontade ;) não me identifico nada com isto, tal como tu ia-me passar da cabeça.

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente Marlene! Infelizmente algumas raparigas que estavam à minha frente também iam ver um desfile pela primeira vez e não viram. Foi muito mau *

      Eliminar