“Observamos muitas fabulosas imagens, desde publicidade
de moda às belas artes, que moldaram a nossa forma de olhar para as coisas.
Quisemos uni-los: pop Picasso-style! – através do uso de meios digitais. Em
muitas formas, foi olhar para as grandes obras da história, desde Miguel Ângelo
a Avedon. Agora, a Diesel Reboot está completa, é a solidificação de uma nova
visão para a Diesel. E com novos começos há sempre um certo olhar para trás
para seguir em frente, surgindo aqui como uma espécie de Neo-Neoclassicismo na
campanha.” comenta Nicola Formichetti,
diretor artístico da Diesel.
“Há uma tentativa deliberada de olhar para a arte
italiana através dos séculos, até à Renascença. A ideia era juntar grandes
momentos da cultura visual de que nós gostamos. O que é interessante, ao nos
referirmos a estes grandes momentos, é que Nicola está também a trazer a sua
comunidade ‘glitching’; o sentimento de algo global e novo. É a justaposição
dos dois, do clássico e do digital que fazem-nos ser mais fortes.” comenta Nick
Knight, fotógrafo da campanha de publicidade outono-inverno 2014 da Diesel.
Desde Titian e Tiepolo a Avedon e Arbus, uma riqueza de
imagens visuais são relembradas e reimaginadas por Nick Knight e Nicola
Formichetti para completar a última campanha de publicidade da Diesel. Marcando
o início de uma nova era para a Diesel e apresentando a coleção fundacional de
Formichetti para a marca, a campanha Neo-Neoclássica é uma amalgama pop do
clássico, digital e real.
Seguindo o projeto Diesel Reboot, tanto a coleção
fundacional e a esta campanha, de muitas formas, olham para trás para seguir em
frente. Cada uma tem as suas raízes visuais na cidade de Veneza – e o desfile
da Diesel e evento organizado a 3 de abril de 2014 – mas tal como a cidade e a
própria Diesel, ambas a coleção e campanha, compassam essencialmente uma vista
do passado e uma inovadora estrada para o futuro da marca.
Estrelas como Kiko Mizuhara sentam-se ao lado de rapazes
e homens musculados. Todos fazem parte da nova, democraticamente global,
comunidade “glitched” da Diesel.
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