Exercício - Alongamentos


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Boas! Hoje a pedido de uma leitora trago-vos alguns exercícios de alongamento para realizarem em casa, em que só precisam (se necessário) de uma toalha para vos ajudar a segurar os segmentos corporais enquanto realizam o alongamento.
- Todos os exercícios de alongamento estático devem ser realizados num tempo de 15 a 60 segundos, perto do máximo de amplitude (naquele ponto onde não dá para alongar mais).
NOTA: Numa fase inicial (primeiros 2/3 treinos), principalmente para pessoas que não realizam exercício físico, não deve ser feito no máximo de amplitude pelo risco de lesão nos tendões e músculos ser maior.
- Respirar lentamente e aproveitar a expiração para tentar “esticar” mais um pouco.
- No aquecimento deves realizar exercícios de respiração lentamente, como por exemplo: inspirar fundo e afastar os braços ao lado, expirar e juntá-los à frente com o acompanhamento do corpo (cabeça entre os braços); inspirar fundo e subir os braços, expirar e deixar cair tronco e braços. Repete cerca de 10x cada exercício de respiração.


NOTA: Esta não é a minha “especialidade”, apenas recolhi informação com base em algumas aulas de alongamentos que tive. Atenção aos limites de flexibilidade de cada um, estes não devem ser ultrapassados de modo a evitar lesões graves!
Bom exercício :) Daniel Perpétuo

Sem comentários:

Enviar um comentário