Exercicio - PRANCHA FRONTAL


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Abordados alguns exercícios para glúteos (nas semanas anteriores), vamos agora aos abdominais. Pois é, mas hoje não vos trago os abdominais usuais nem nada que se pareça, trago-vos sim a Prancha! Um exercício excelente para realizar ANTES ou INTERVALADO com os abdominais usuais. A nossa parede abdominal tem músculos internos que com a prancha vão ficar mais desgastados e assim, quando formos realizar o exercício de abdominal, trabalharão mais os músculos exteriores (os que se vêem).
Posição inicial:
- Olhar dirigido para o chão (cabeça alinhada com o tronco) e NUNCA para a frente (levantando a cabeça);
- Cotovelos apoiados no chão, à largura dos ombros, mas sempre ao mesmo nível destes (nem avançados nem recuados em relação aos ombros);
- Ombros bem afastados das orelhas (para baixo) e omoplatas ligeiramente próximas para obter uma boa estabilidade da cintura escapular;
- Abdominais e glúteos BEM contraídos (NÃO deixar a barriga ficar encostada ao chão/colchão);
- Peso distribuído pelos 4 apoios – cotovelos e pés/joelhos;
- Braços em flexão (90⁰, com cotovelos no chão) e apoio das pontas dos pés (quanto mais na ponta mais difícil se torna o exercício).

Uma forma de facilitar a realização deste exercício é colocar os joelhos no chão, em vez dos pés, diminuindo a dificuldade à medida que se aproximam os joelhos das mãos. MUITO IMPORTANTE: o corpo deve permanecer como se fosse uma tábua, desde os ombros até aos joelhos/pés, essa é a base deste exercício!
Este é um exercício que deve ser realizado em intervalos, por exemplo: realizar 1 minuto, descansa 15/30 segundos. Tentando sempre aumentar um bocadinho o tempo de realização. O tempo de descanso não deve ser muito elevado porque senão perdemos todo o trabalho anterior ao deixar os músculos recuperarem completamente.
Para a semana vou trazer algumas variações para este excelente exercício!
Bom exercício :) By: Daniel Perpétuo


Sem comentários:

Enviar um comentário